É muito comum pensar que a aula on-line teve uma grande ascensão devido ao período de pandemia que vivemos, nos últimos dois anos. No entanto, não se trata apenas disso.

De acordo com a UNESCO, cerca de 80% dos estudantes ao redor do mundo ainda estão ou ficaram privados das aulas presenciais devido a pandemia causada pelo coronavírus.

Sem dúvida, essa foi uma grande janela de oportunidade, afinal, as aulas on-line acontecem em um cenário de lockdown. Mas, sabemos bem que as aulas on-line já estavam ganhando grande destaque e conquistando cada vez mais pessoas.

Atualmente, professores e alunos encontram nas aulas on-line a forma perfeita de otimizar o tempo de aprendizagem, conquistar e aprimorar conhecimento.

Nesse artigo separamos as melhores dicas para que você consiga planejar e preparar uma aula realmente envolvente e cativante, despertando o interesse do aluno, para que ele possa avançar nas aulas e consiga chegar ao final do curso sempre mais motivado.

Quer saber como fazer isso? Então confira o artigo na íntegra!

As melhores dicas para fazer uma aula on-line

As dicas que você vai conferir aqui podem ser consideradas simples para algumas pessoas, mas saiba que pode fazer toda a diferença quando for preparar a sua aula. É preciso saber como utilizar os recursos que iremos apresentar em seu favor, uma vez que os alunos passam muito tempo diante das telas e por consequência podem se cansar facilmente de consumir mais uma forma de conteúdo online.

Saiba como interagir com seus alunos

Existem diferentes técnicas que podem ser realizadas para conseguir prender a atenção do seu aluno, uma delas é o gamification. Com técnicas e princípios dos jogos você pode fazer com que os alunos tenham mais interesse em participar das aulas. 

Através da utilização dos jogos a aula pode se tornar mais divertida, proporcionar o aprendizado de forma lúdica e ainda, conquistar os alunos para que tenham mais interesse e amor pelo processo de aprendizagem.

Torne a aula dinâmica

Mesmo sendo on-line é possível fazer com que a aula seja mais dinâmica e  isso começa no seu modo de falar. Quando for realizar a sua aula ou mesmo gravar a aula, procure fazê-lo de forma que a sua fala seja atrativa e persuasiva. 

Quando possível, evite falar de uma maneira muito formal e, principalmente, que seja muito monótona. A forma como conduz a sua fala será crucial para conseguir cativar os alunos e fazer com que eles não percam a atenção e o foco durante a aula.

Busque novos recursos

Para que a aula seja mais interativa e animada, recomendamos que você esteja sempre antenado e buscando novos recursos que poderão auxiliar na condução da sua aula.

Vídeos, fotos, músicas e até mesmo histórias interessantes para exemplificar o conteúdo podem e devem ser utilizados. 

Durante a aula não procure apenas divertir, mas se divertir e aprender também durante todo esse processo. Quando o professor está envolvido e entusiasmado com a aula que será ministrada é possível conduzir na mesma alegria e dinâmica junto com seus alunos para que aprendam muito mais e quando possível, colocar em prática todo o conhecimento adquirido, de forma que possa transformar a vida de outras pessoas. 

Seguindo essas dicas pode ter certeza de que produzirá aulas de sucesso, conquistando seus alunos para que se tornem cada vez mais apaixonados pelo estudo.

Saiba mais

Escada da inferência: como evitar saltar direto para conclusões

Compreensão empática e aprendizagem transformadora

O que é Andragogia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.