Contrato de Aprendizagem – O que é? Para quê serve?
- 10/01/2022
- Fabio
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É uma construção colaborativa entre o facilitador/professor e seus alunos, que clarifica e define papeis e também os limites. O Contrato de Aprendizagem parte do pressuposto de que o facilitador/professor está aberto a renunciar ao papel de transmissor do conhecimento para uma plateia de ouvintes passivos.
O aprendiz/aluno assume sua responsabilidade pelo seu processo de aprendizagem. É convidado a participar com suas ideias, dúvidas e experiências, que servirão de base para a construção do seu aprendizado.
Todas as relações precisam ser contratadas, e as relações de ensino e aprendizagem se beneficiam muito dessa ferramenta. Faz jus a expressão: “O que é combinado, não sai caro”. O contrato antecipa a solução de problemas antes que surjam. É uma vacina contra conflitos.
O Contrato das relações é objeto de estudo da Análise Transacional, Teoria dos Grupos e Andragogia e vários autores embasam o tema: Eric Berne, David Kolb, Will Schutz, Malcom Knowles, Fanita English, Claude Steiner.
De acordo com Claude Steiner, todo contrato, para ser válido precisa ter presente os seguintes elementos:
- Consentimento Mútuo
- Compensação Válida
- Competência
- Objeto Legal
A presença desses elementos evita a “Salvação”, e a “Vitimização”. Dois fenômenos muito comuns nas relações de equipe, por exemplo – alguém parece que vai “salvar” a equipe de todos os males e outros parecem ser as “eternas vítimas” de tudo. Se há o contrato da relação, esse fenômeno perde sua força e todos têm responsabilidade.
3 ETAPAS PARA O CONTRATO DE APRENDIZAGEM
Inclusão
- É uma etapa para as pessoas se sentirem parte do grupo e em geral não se fala do trabalho ainda, mas de como as pessoas estão naquele momento. Quem são elas, o que fazem. Suas preferências, gostos e interesse.
- “Como estão chegando para essa reunião/trabalho/curso”? Espera-se que as pessoas possam falar do seu estado de ânimo para o evento e que se sintam bem-vindas!
Levantamento de Expectativas
- É uma etapa para que as pessoas se expressem sobre o que esperam do programa/projeto/curso.
- O que já sabem sobre o assunto? Que desafios tem enfrentado no seu dia a dia.
- O que deseja estar apto para fazer depois do curso/projeto que ainda não faz?
Contratar a Relação
O grupo responde a sequência de perguntas:
- “Que atitudes posso ter que vão atrapalhar o projeto/curso?”
- “Que atitudes vou ter para neutralizar o que vier atrapalhar?”
Tudo deve ser escrito e assinado pelos participantes. O contrato pode ser revisto sempre que houver dúvidas ou necessidades de novos alinhamentos. Ao tomar consciência do seu poder de atrapalhar e de ajudar os alunos/participantes se tornam co-responsáveis pelos objetivos definidos.
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Fontes e referências:
BERNE, E. O que você dia depois de dizer olá? Nobel. 1988, p. 280.
ENGLISH, F. O Contrato de Três Pontas. Transactional Analysis Journal, 1975, vol.5(4) 383-384
SILVEIRA, L. Contrato para intervenção organizacional em desenvolvimento de pessoas. Revista Brasileira de Análise Transacional -REBAT. São Paulo, 2011, ano XXI, n. 1, abr. 2011.
STEINER, C. Os Papéis que vivemos na Vida. Rio de Janeiro: Editora Artenova, 1976.
KRAUSZ, R. R. Trabalhabilidade. São Paulo: Editora Nobel, 1999S